Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amena Cavaqueira

O Amena não tem o melhor nome para blogue de viagem e lady-gazeta não é o nome de autor mais credível para uma blogosfera de gente séria, mas estamos bem com isso. Somos sempre mais do que bons viajantes e bons nomes.

Amena Cavaqueira

O Amena não tem o melhor nome para blogue de viagem e lady-gazeta não é o nome de autor mais credível para uma blogosfera de gente séria, mas estamos bem com isso. Somos sempre mais do que bons viajantes e bons nomes.

14
Jul18

Cerdeira, aldeia de xisto, e um pouco mais

lady-gazeta

Há cerca de duas semanas, dia 4 e 5 de Julho, fui convidada, em âmbito profissional, para acompanhar um evento sobre Inovação Social.

 
Uma excelente oportunidade para aliar o passeio com inovação. O programa do evento não podia ser mais nobre: acompanhar um concurso sobre ideias que pudessem prevenir e apoiar as zonas afectadas pelos incêndios que ocorreram durante o ano passado. Bom, na realidade, o programa era ligeiramente mais genérico, mas foi esta parte que mais me interessou e aquela que gostava de realçar aqui.
 
Tenho viajado pelo país, de norte a sul, passando, claro, pelo centro - a zona mais afectada pelos incêndios. Há vezes em que escrevo onde vou, outras vezes simplesmente não o faço ou vou adiando... E depois outras viagens que me perturbam e calo-me. Há alguns meses atravessei o pinhal de Leiria. Senhores. É impressionante. É lamentável. Fiquei sem palavras e angustiada. Um mar negro.
 
Um dos temas que ainda não toquei foi no tema incêndios. Não é um tema irrelevante, é um tema sério que merece todo o destaque não só agora, que é verão, mas sim durante todo o ano. O sol este ano tem colaborado e as chamas têm dado tréguas a tantas outras zonas verdes. Mas, se tivéssemos um verão tão quente como no ano passado, não duvido que o descalabro fosse muito semelhante. Não é ser céptica, é a verdade. 
 
Acompanhei o concurso, durante o evento, curiosa de ideias, e saí de lá pouco surpreendida. São sobretudo pessoas filhas das zonas afectadas que lançaram as ideias, entre uma lágrima e outra. Finalizado o concurso, fiquei e ficámos com a sensação de que é preciso fazer muito mais do que se faz agora. Sei que é um blogue de viagens, com um lado social muito omisso, mas não deixa de ser um blogue que apresenta o que é mais bonito por aqui, em Portugal, como lá fora. E um país que arde sempre que o calor aperta  está longe de ser bonito e muito menos uma situação normal e que aterroriza todos os que vivem de perto estas situações.
 
Posto isto, caros leitores de Amena Cavaqueira, é um post sério e que visa sim divulgar uma associação que certamente vos ouvirá e ajudará caso tenham ideias e boa-vontade sobre este tema dos incêndios ou outros que promovam (re)integração social: https://inovacaosocial.portugal2020.pt/.
 
Não é publicidade, mas por vezes é necessário promover alguns nomes para que as coisas aconteçam.
 
 
Também neste post aproveito para partilhar convosco que este evento decorreu numa aldeia linda. Linda. Linda. Quem acompanha o Instagram sabe onde foi, em Cerdeira, e viu quão bonita é. Cerdeira faz parte do grupo de Aldeias de Xisto, bem no centro do País, perto de Coimbra. Lembram-se de vos falar sobre Piodão? Bom, esta aldeia é ligeiramente mais pequena e localiza-se numa colina da Serra da Lousã, com vista sobre um enorme vale. Recomendo muitíssimo. Devem não só visitar, mas ficar lá a dormir, pelo menos uma noite. Fui informar-me e têm possibilidade de ficar numa das casas de xisto totalmente recuperadas (https://www.cerdeiravillage.com/pt/).
 
cerdeira-village_2.jpg
 
 
A mim pareceu-me uma excelente ideia para escapadinha de verão para que possam aproveitar o descanso, a vista deslumbrante, as pequenas cascatas e, claro, os trilhos. Voltarei certamente para poder dar a conhecer a aldeia aos meus mais próximos. 

 

 

2 comentários

Comentar post

A Lady-Gazeta

Siga-nos no Facebook!

O Amena pertence a...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar