Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amena Cavaqueira

O Amena não tem o melhor nome para blogue de viagem e lady-gazeta não é o nome de autor mais credível para uma blogosfera de gente séria, mas estamos bem com isso. Somos sempre mais do que bons viajantes e bons nomes.

Amena Cavaqueira

O Amena não tem o melhor nome para blogue de viagem e lady-gazeta não é o nome de autor mais credível para uma blogosfera de gente séria, mas estamos bem com isso. Somos sempre mais do que bons viajantes e bons nomes.

29
Abr18

Trilhos: Serra de Sintra (Do Centro Histórico ao Castelo dos Mouros)

lady-gazeta

 

A serra não engana ninguém e a subida assusta a quem não está habituado a caminhadas.

Mas não se deixem intimidar: a natureza estimula o caminhante.

O ponto de partida é o centro histórico de Sintra e a Piriquita, a pastelaria mais conhecida das redondezas, dá-nos alento com os Travesseiros mais tradicionais da região.

 

De estômago satisfeito, não há quem chame pelo açúcar. Abeirados pela nacional N375, junto ao Hotel Setais, arrancámos para o percurso que se avizinhava árduo. O troço inicial é, quanto a mim, o mais difícil pois é onde a subida é mais acentuada. Este troço não é longo, a vegetação é rasteira e a estrada é de terra batida, mas pouco sinuosa. Finalizada esta primeira parte vem a parte mais fácil.

O trilho seguinte foi em estrada, muito concorrida (cuidado aqui!), e é legítimo pensar que o pior já passou porque realmente... passou mesmo!

Por fim, falta, quanto a mim, percorrer o trilho mais bonito de onde têm a vista sobre Sintra ladeados de uma zona verde mais densa e húmida. Ao encontrarem um portão de madeira, do lado esquerdo de quem sobe, podem e devem entrar e continuar a subir até ao Castelo por um novo trilho de terra batida de onde se avista o Palácio da Pena.

 

 

DSC01989.JPG

 

E atenção: não há margem para grandes erros, pois o percurso está devidamente assinalado. Como fizemos o percurso ao cair do dia, o Castelo dos Mouros já estava fechado, mas para quem procura uma escapadinha mais histórica é sempre uma excelente ideia para lá chegar sem recorrer a carro, autocarro ou mota. 

A descida é mais bonita do que a subida, pois a flora é diversa (para quem circunda o segundo anel do castelo) enobrecendo ainda mais a caminhada.

 

Deixo-vos o mapa que o Amena utilizou:

percurso_de_seteais-553x640.jpg

fonte: https://www.parquesdesintra.pt/planear-a-sua-visita/percursos-pedestres/

 

Sem grandes pressas, subir e descer a serra de Sintra demorou cerca de 2h15min com um passo muito pouco apressado (com direito a fotos!).

Não foi um percurso difícil, mas isto não passa de uma opinião pessoal - que varia muito consoante a preparação física de cada um.

 

Vale muito a pena e, por isso, recomendo muito, companheiros!

Deixo-vos algumas fotos que certamente vos vai convencer a fazer este trilho! (Ah, não se esqueçam: no Instagram podem acompanhar em directo estes percursos que o Amena vai fazendo!)

 

DSC01986.JPG

 

DSC01998.JPG

 

DSC02001.JPG

 

DSC01988.JPG

 

Até já! 

A Lady-Gazeta

Siga-nos no Facebook!

O Amena pertence a...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar