Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amena Cavaqueira

O Amena não tem o melhor nome para blogue de viagem e lady-gazeta não é o nome de autor mais credível para uma blogosfera de gente séria, mas estamos bem com isso. Somos sempre mais do que bons viajantes e bons nomes.

Amena Cavaqueira

O Amena não tem o melhor nome para blogue de viagem e lady-gazeta não é o nome de autor mais credível para uma blogosfera de gente séria, mas estamos bem com isso. Somos sempre mais do que bons viajantes e bons nomes.

12
Set18

Vamos falar sobre o Open House?

lady-gazeta

Vamos sim!

Antes de mais, como surgiu o Open House?

Bom, o Open House apareceu quando a S, minha amiga, falava deste evento anualmente. Coisas de arquitectos, pensava.

Depois, o P, que trabalha comigo, falava recorrentemente do tema, também todos os anos. A diferença entre eles? Enquanto que a S é arquitecta e o P é informático. Ambos falavam efusivamente no tema. 

 

E tinham razão para tal. Eu desconhecia o evento, até me perceber que o Open House, embora muito direccionado para Arquitectos ou amantes de Arquitectura, é um evento que nos dá a conhecer muito dos edifícios, casas, monumentos que temos aqui tão perto, em Lisboa.

 

Este ano, o evento está quase a decorrer em Lisboa (22 e 23 de Setembro) e, portanto, apressem-se! 

https://www.trienaldelisboa.com/ohl

Nortenhos, meus queridos, no Porto também existe este Open House, mas em datas distintas (este ano já decorreu https://2018.openhouseporto.com/).

 

Aproveito também para vos contar a minha experência do ano passado na expectativa que vos sirva também de inspiração!

 

O ano passado o Open House deu-nos a possibilidade de conhecer o Hotel Ritz (dos quartos à sala de jantar, não esquecendo do terraço), o Museu do Azulejo, o Museu do Dinheiro, o Museu da Imprensa Nacional, o Reservatório da Mãe de Água... tivemos a possibilidade de conhecer as entranhas do Aeroporto de Lisboa! E, companheiros de viagem, foi o êxtase!

40290460_562886130833886_6358247719021735970_n.jpg

 Escadaria Ritz

DSC01578.JPG

Museu do Azulejo

DSC01590.JPG

Museu do Azulejo

DSC01595.JPG

Vista do Ritz

DSC01608.JPG

 Vista do Ritz

 

Foi um privilégio, portanto! Para mim conhecer a forma como o aeroporto se articula foi absolutamente fantástico. Quando estamos a viajar perdemos completamente a noção de como tudo, tudo tem que estar coordenado para que o fluxo de passageiros no aeroporto não pare. Ganhei o maior respeito relativamente à infra-estrutura que está por detrás da nossa bagagem de porão. Temos dos sistemas de tapetes mais evoluídos do mundo. Atrás dos balcões de check-in está uma esparguete enorme de tapetes rolantes que levam a nossa mala ao avião destino. Perder a mala, ao contrário do que muitos pensam, não é resultado de um simples descuido de uma companhia aérea, mas sim de uma falha quase algorítmica no tapete de distribuição de malas num aeroporto. 

As luzes de pista não servem apenas para iluminar um trajecto de um avião. As luzes permitem a indicação correcta da pista de descolagem ou aterragem. Uma falha simples no sistema de luzes pode ser uma falha dramática a nível de acidentes de aviação. Tudo é de uma responsabilidade quase clínica e, por isso, tenho o maior dos respeitos por quem faz a máquina Aeroporto funcionar correctamente. Foi uma visita de 3 horas muito enriquecedora e muito bem organizada.

Agora, de verdade, não tenho fotos desta vista. Fomos completamente interditos de fotos, por questões de segurança. E nós cumprimos. :) Serviu também para realmente aproveitarmos todos os detalhes da longa conversa com quem nos fez a visita guiada.

 

DSC01607.JPG

 Avião TAP

 

Este ano, a lista de locais a visitar é bem distinta mas, estou certa, que valem a pena. 

Podem consultá-los no site oficial https://www.trienaldelisboa.com/ohl/espacos/. Desta vez não nos vamos cruzar por aí, porque vamos estar em périplo pela Europa (saberão mais tarde o destino). Mas quanto a vocês, se gostam de conhecer e não gostam de gastar um rim a visitar museus, devem realmente aproveitar para conhecer o melhor da nossa capital. 

Deixo-vos, contudo, uma nota: devem planear com antecedência estes dois dias (22 e 23 de Setembro). Há, inclusivamente, alguns espaços onde é necessário uma inscrição prévia. E atenção: sejam expeditos que as vagas, por vezes, esgotam em minutos!

 

Divirtam-se!

 

A Lady-Gazeta

Siga-nos no Facebook!

O Amena pertence a...

Amena no Mundo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar